O uso da inteligência artificial para se comunicar com os clientes é uma das principais ferramentas utilizadas pelas empresas para estreitar o relacionamento com o consumidor. Desde distribuir dicas de estilo de vida até ajudar a encontrar os sapatos perfeitos, o chatbot abre uma nova era de interação entre os negócios e o cliente.
Os chatbots são também conhecidos como agentes virtuais, bots de mensagens instantâneas e entidades conversacionais artificiais.
Os bots são programas de computador que podem responder a comandos ou perguntas verbais ou de texto, interagindo com os clientes no lugar de um atendente humano.
Usos mais comuns do chatbot
Os chatbots mais simples podem ser desenvolvidos como um recurso de ferramentas como o Slack, ou aplicativos de mensagens de foto como o Snapchat.
Eles interagem selecionando respostas apropriadas de um grupo seleto de respostas pré-programadas. Mas o tipo de chatbot mais refinado aproveita a inteligência artificial (IA) e o aprendizado de máquina (Machine Learning) para um nível de interação altamente responsivo e personalizado com os clientes.
O futuro do chatbot
A Gartner, empresa mundial de pesquisas tecnológicas, anunciou que até 2020 as pessoas comuns terão mais diálogos diariamente com os bots do que com seus cônjuges ou amigos.
Tamanha popularidade da ferramenta chatbot como um importante recurso de atendimento ao cliente em vários setores faz com que empresas de serviços financeiros e seguros se apressem para implementá-lo.
Para as empresas, o uso de chatbots pode não apenas otimizar o tempo gasto com os clientes diretamente, mas também levar os visitantes a se envolverem melhor com seus sites. Os chabots podem, por exemplo, ajudar a direcionar os consumidores para as informações ou produtos pelos quais estão procurando.
Vantagens do uso do chatbot
Inúmeras empresas estão escolhendo os chatbots como parte de sua equipe de atendimento ao cliente. Os chatbots podem responder às perguntas dos clientes de forma barata, rápida e consistente. Veja as maiores vantagens:
- Disponibilidade 24 horas por dia, sete dias por semana: Chatbots podem resolver problemas imediatamente, seja às 4 horas da manhã ou às 10 da noite. Isso é crucial para empresas que priorizam um atendimento rápido para um público que não gosta de esperar. Isso permite melhorar o suporte de serviços e a experiência do cliente.
- Os chatbots podem lidar com um grande volume de solicitações com respostas semelhantes. Isso os torna perfeitos para lidar com perguntas similares que ocorrem com frequência. Além disso, os chatbots não precisam de tempo para procurar respostas como os agentes humanos. Isso ajuda a reduzir o tempo de serviço em até cinco vezes e os custos operacionais em até 66%.
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